quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Antes não tinha, agora tem

Com essa frase de efeito, tentando passar a impressão de que durante a administração atual desse governo as coisas melhoraram, a prefeitura de São Paulo gasta milhões em propaganda mostrando o que antes não tinha, mas que agora tem. Acredite quem quiser! A aparência dos feitos esconde a realidade dos fatos. Não digo que alguma coisa não melhorou, é claro que nem tudo está como antes, seria o fim da picada, mas o problema é que, as questões básicas, em face da demanda populacional, mesmo com a aparente melhora, parece que piorou. Outras coisas continuam como antes, algumas até piores ou deixaram de existir. Por exemplo, antes e quando digo antes não me refiro a séculos passados, mas a algumas décadas atrás, já não tinha médicos nos hospitais públicos, hoje tem menos ainda. Eles se esquivam dos hospitais públicos e os que permanecem saem às portas dos consultórios protestando porque não conseguem atender os pacientes como gostariam.
Além disso, correm o risco de serem punidos, como a poucos dias vimos o desabafo de uma médica que sozinha tinha mais de 200 pessoas para atender. Isso acontece em todo o país. Faltam diversos recursos como equipamentos cirúrgicos, macas, medicamentos básicos, ambulâncias, o que não falta é vergonha na cara de certos políticos que desviam as verbas destinadas à saúde para fins particulares. Centenas de ambulâncias estão estacionadas em páteos, fruto do descaso com o erário. Antes não tinha tanto erro médico, mas agora tem demais, parece que estão sendo formados em lanchonetes, bares e baladas, pois em dias normais é só passar em frente as universidades para ver a concorrência diante da televisão nos estabelecimentos, todos de latinha de cerveja na mão, isso ficou insuportável e cada vez mais vergonhoso.
Antes tinha congestionamento, agora tem muito mais. Antes tinha transporte coletivo lotado, agora estão superlotados. Antes tinha bulling, preconceito, racismo, discriminação, agora tem muito mais. Reportagens e mais reportagens mostram semanalmente o câncer da corrupção corroendo a honestidade, encobrindo a vergonha, desmoralizando homens e mulheres que em troca de propina são flagrados em negociatas imorais se vendendo a qualquer preço. Antes não tinha funcionário da câmara municipal ganhando mais que presidente, mas agora tem. Antes não tinha aparelhos de tomografia nos hospitais, mas agora tem, o problema é que estão sem uso, sendo desgastados pelo tempo, mofando, empacotados em caixas nos hospitais, fruto da incompetência administrativa e burocrática do governo municipal. Se antes não tinha funcionários da prefeitura comprando tantos apartamentos, agora tem, e um desses, responsável exatamente pela fiscalização de prédios e condomínios já comprou mais de 100 através de favorecimentos, o famoso toma lá e da cá.
Aliás, antes não tinha arrastões em prédios de condomínios, estacionamentos, restaurantes, bares e lanchonetes, mas agora tem. Até em festas juninas já tem arrastões! Antes tinha circo e pão para o povo, hoje tem bandidos acabando com o circo do povo e comendo seu pão. Antes não tinha CPI's da vergonha, mas agora tem e todas sempre terminam em pizza. Antes não tinha tanto bandido de gravata, mas agora tem. Antes não tinha tantos governadores se explicando por causa de corrupção, mas agora tem. Antes tinha muitas promessas de políticos, agora tem muito mais. Antes os ladrões temiam e respeitavam a policia, agora a policia tem que respeitar os ladrões. Antes não tinha tanta droga, mas agora tem. Antes não tinha tanta violência, mas agora tem. Antes os jovens tinham mais educação, respeito para com os idosos, tinha se mais tolerância, paciência, tinha-se mais amizade, confiança, honestidade, amor, agora, não tem mais, tudo acabou.

Agora chegará a solução para todos os nossos problemas. As promessas com fins eleitorais já começaram. Antes não tinha tanta cara de pau, mas agora tem. Na próxima eleição, olho neles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário