terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vida, uma grande corrida

Ufa...estou exausta...mas completei a corrida. Hoje descobri que a vida é, sempre foi e sempre será uma grande corrida com seus obstáculos, disse uma corredora ao conversar comigo sobre uma meia maratona em que participou. Desde a fecundação, quando o tiro de partida foi dado, começamos a nossa corrida pela vida e através dela. A distância a ser percorrida é longa e muitos ficam pelo caminho, mas quando vislumbramos, mesmo que ao longe, a linha de chegada renovamos as nossas forças para um sprint final. Ultrapassar a linha de chegada é uma sensação indescritível. Não importa o tempo, o importante é completar a carreira. A satisfação de poder ser uma vencedora não está em receber um troféu, mas em cruzar a linha de chegada. Jamais sonhei em ser uma corredora e muito menos em participar de uma maratona, mas a poucos dias corri a minha primeira meia maratona. Foi uma experiência única até o momento.
Quando comecei a correr, acreditava que tudo não passaria de uma brincadeira incentivada por alguns amigos. Tinha comigo que não conseguiria completar o percurso, mas para a minha surpresa, já na primeira corrida cheguei bem. A partir desse momento tomei gosto pelas corridas. Fui encorajada a conhecer e ultrapassar os meus limites. Para isso seria necessário treinamento e disciplina. Comecei seguindo rigorosamente todas as planilhas com os treinamentos elaborados pelo treinador. Cada dia que passava eu respirava ainda mais as corridas. Cheguei a sonhar participando da minha primeira meia maratona. Que alegria é ver os atletas se preparando, treinando, suando, mas decididos a ultrapassarem seus limites. Era mais um desafio para mim.
Hoje estou correndo não mais sem metas, não como desferindo golpes no ar. Hoje tenho metas, objetivos, e corrida após corrida sinto que galgo degraus cada vez mais próximos ao pódium. Existem coisas em nossa vida que quando as fazemos pela primeira vez, de tão importante que são, a gente nunca esquece. A minha meia maratona foi uma delas. Foi um marco na minha vida. Depois de um longo período de treinamento, finalmente chegou o dia da meia maratona. Eu estava ansiosa. A corrida seria as oito horas da manhã, e eu, naquele dia, quatro horas antes já estava pronta. Ao perceber que estava ansiosa, voltei para cama para controlar a ansiedade e me concentrar na corrida.
No trajeto até a corrida, meu coração acelerava, minha mente projetava dentro do meu ser, a corrida da minha vida. Quantos obstáculos ultrapassei para chegar até aqui, mas cheguei. Claro que não se vence uma corrida sozinha e nesse percurso eu encontrei vários amigos que me incentivaram a prosseguir. Logo os encontrei se aquecendo, e cabe aqui mencionar como sou grata a todos eles. E também é oportuno mencionar e agradecer especialmente a Dira que desde a São Silvestre me inspira e incentiva sempre a prosseguir e não desanimar, muito obrigado. Ela me acompanhou até o final da prova quando a poucos metros da chegada e eu completamente sem forças, acreditando que não chegaria a cruzar a linha, ela não deixava eu parar. Por essa razão novamente agradeço aos amigos, ao meu técnico, um verdadeiro herói, e a todos os amigos que não me deixaram desistir dos meus sonhos. Vocês me ensinaram a viver sem limites.
Quanto a essa meia maratona, a grande lição que aprendi ao participar foi que devemos acreditar sempre em nossos ideais, lutar por eles e nunca desistir, pois somente os que nunca desistiram, chegaram lá. Aprendi que é melhor as lágrimas da derrota do que a vergonha de não ter lutado. Aprendi que posso ser exemplo para muitos que vem atrás de mim, assim como aqueles que estavam na minha frente foram exemplos para mim. Aprendi que nossa vida é estimulada pelos sonhos e que sem os sonhos ela seria um mero passatempo. Aprendi que quando agimos na coletividade, somos imbatíveis, uma muralha, mas quando individualmente agimos o fracasso e o desânimo nos acompanham mais de perto.

Percebi que a nossa vida é como uma grande corrida. Aqueles que se preparam e treinam com dedicação e disciplina, possuem maiores possibilidades de serem vencedores, mas aqueles que param e muitas vezes se sentam esperando as coisas melhorarem, verificarão mais tarde que aqueles que não pararam, mas prosseguiram transpondo as barreiras, estarão tão adiante que jamais serão alcançados. Por isso eu não quero mais parar e já tenho novo sonho, nova meta: uma maratona. Conto como sempre com todos vocês...nunca desistam dos seus sonhos...e nem de mim...obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário