segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pobres homens ricos

De tanto ver triunfar as nulidades, prosperar a desonra, crescer a injustiça e se agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Com essas palavras, o Águia de Haia, Rui Barbosa disse uma das mais célebres verdades que até o momento acompanha o ser humano. Quantas coisas nulas e vazias toma proporções gigantescas como se fossem vitais e imprescindíveis para sobrevivência humana, que me faz refletir a razão e o porque de estarmos valorizando o que não tem valor! Uma variedade de absurdos são estampados diariamente em sites, jornais e revistas mostrando a realidade de uma sociedade pervertida e corrupta, que somos levados a concordar com o nobre parlamentar (diga-se de passagem, foi um dos mais notáveis em todas as épocas) que aquilo que é nulo, sem conteúdo, banal está triunfando sobre todas as coisas. Estamos valorizando o que não tem valor.
E o que é pior, fazendo de tudo para mostrar e extrair algum valor daquilo que não tem valor, e olha que não me refiro a programas como os BBB's da vida não. Digo isso com relação a parlamentares que galgam os caminhos escorregadios da desonra contribuindo para o crescimento da injustiça. Refiro-me a homens que um dia cuspiram no prato da corrupção, bateram no peito declarando e jurando honestidade, abominaram a desonra, defenderam a integridade e hoje, em conluio, banqueteiam-se desse mesmo cardápio. A batalha pelo poder, no jogo de cartas marcadas, cujos integrantes desferem golpes midiáticos verbais e mentirosos, criando verdadeiros embates de palavras acusatórias, proferidas por lábios contaminados em busca de se perpetuarem no poder, mas logo desmoronam envergonhados.
É incompreensível e ao mesmo tempo inadmissível ver prosperar a desonra, o mau caráter, a falta de escrúpulo, ou seja, a ausência de ética ou moral que possa inibir certas atitudes de homens que deveriam ser exemplos e são a vergonha desse País. As noticias estão espalhadas por ai. Políticos com ares de “bons moços” mergulham na piscina da corrupção cheia de dinheiro público tendo que justificar o que não justo. Exibem-se em carrões importados ao lado de belas garotas ostentando a aparência de uma vida vitoriosa, mas depois, escondem os rostos quando são atados pelas algemas da vergonha. É claro que essa rede é muita extensa e enraizada em todos os escalões do poder público. E como se fosse algo legítimo se apoderar do dinheiro do povo, que deveria ser revertido em benefícios ao próprio povo, desviam-se quantias milionárias em verdadeiros esquemas corruptos vergonhosos.
Um protesto silencioso em Brasília essa semana mostrou manequins mascarados usando terno e gravata, representando a classe politica nacional, que é verdadeiro motivo da bancarrota moral que assola todo o País. Querem ter o poder nas mãos e se perdem sem poder justificar a vergonha de tal poder. Na política que vemos, vale tudo, mas nem tudo é lícito. Vale tudo, mas nem tudo convém. Pobres homens ricos! Não sabem que dignidade e honestidade não se compra, não tem preço, porém, tem muito valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário