quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Bendito Ctrl Z

Estamos chegando no momento de parar para refletir e o mês de dezembro nos propicia isso. Ao mesmo tempo estamos na era da informática, das coisas imediatas, do agora, onde nosso raciocínio e ações tendem a acompanhar a velocidade do clique do mouse. Hoje tudo é muito rápido. As decisões que tomamos, muitas vezes sem pensar, depois nos deixam envergonhados porque foram precipitadas e o resultado delas pode gerar problemas, dificuldades, constrangimentos e insatisfações irreversíveis. É muito comum nos arrependermos, e isso, pode ser tardio se agirmos de forma impensada, em face do prejuízo moral, psíquico, físico, social, financeiro ou até mesmo criminal que podemos arcar, caso atitudes como essas cheguem a vias de fato. Hoje não há mais tempo para contar até dez antes de tomarmos qualquer decisão que em alguns anos atrás pensávamos e repensávamos. A exigência do momento nos faz reagir ao imediatismo e não agir com a razão. Ficamos condicionados a não perder as oportunidades, mesmo que elas não sejam claramente positivas.
A afirmação “tempo é dinheiro” desviou o nosso foco de uma vida simples e tranquila, para uma vida confortável, rápida, porém desnecessária. O tempo passa depressa, embora seja o mesmo a séculos, hoje queremos ganhar tempo para fazer as coisas cada vez mais rápido. A corrida pelo dinheiro desencadeia uma série de decisões momentâneas criando em nós uma necessidade urgente para não deixar passar tais oportunidades. A sociedade exige que sejamos o melhor em todas as áreas, profissional, estudantil, social, pessoal e até mesmo familiar. Por essa razão, em virtude de uma ação rápida do nosso pensamento, o dano causado por atitudes imediatas, podem nos levar a erros irreparáveis. No mundo da informática, quando nos deparamos com algum clique indevido, imediatamente aplicamos um Crtl Z, desfazemos o erro, corrigimos a rota e seguimos pelo caminho anteriormente traçado normalmente e agora com mais atenção.
Em nosso viver, infelizmente, nem sempre é possível aplicar um Crtl Z. Não somos lógicos. Não somos máquinas, mas estamos perto disso. O nosso PC (Pequeno Coração) está carregado de insatisfações, angústias, ansiedades, medos, estresse e para essas coisas não temos o Crtl Z. Isso é resultado da nossa memória RAM (Registro Automático de Memória) que dispara seus flashes e acumula diariamente cenas e fatos ora depressivos, ora estimulantes. Vivemos em um vai e vem de informações rápidas, decisões, escolhas, propostas de compra e venda, oportunidades de negócios que precisam ser calmamente analisadas, porém, na velocidade da informática são decididas em fração de segundo que posteriormente podem trazer sérios prejuízos. Comparativamente ao Crtl Z, temos o arrependimento, mas, nesse caso, é preciso saber absorver as consequências de uma atitude precipitada e errada, o que nem sempre conseguimos.
Enfim, a nossa máquina humana é programada para viver com emoção, felicidade, alegria e paz. Essas coisas não podem ser desfrutadas rapidamente na velocidade da informática, em bits e bytes, quanto mais demorarmos usufruindo delas melhor para nossa máquina. Se nos computadores temos os anti vírus, para a máquina humana ainda é preciso encontrar um antídoto para combater o mal humor, as mágoas, os ressentimentos, as tristezas, o rancor, a inveja, o desânimo, as decepções e frustrações e tantos outros vírus que travam o nosso processador, invadem nosso córtex cerebral e infectam nosso viver exigindo constantes reparos. E para piorar é que em muitos casos nenhum especialista pode dar um diagnóstico satisfatório ou apresentar uma solução quando o nosso computador trava. Apenas nos apresentam um tipo de Crtl Z, férias, descanso, viagem, divertimento que são eficientes, eficazes, porém fugaz e passageiro.

Se formos viver acompanhando a velocidade da informática, da internet, com certeza vamos apresentar falhas e algum tipo de problema em nosso sistema humano, mas se isso acontecer, o fabricante será capaz de solucionar todos os nossos problemas, nesse caso, Deus. Somente Ele pode aplicar um bendito Crtl Z no nosso viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário