terça-feira, 18 de agosto de 2015

Mundo colorido

Vivenciei os primeiros anos da minha vida sob uma séria educação e rigorosa disciplina familiar. O braço forte do meu pai conduziu os filhos no caminho que ele acreditava ser o melhor. É exatamente nos primeiros anos de vida de uma criança que seu caráter é moldado e cria base para se construir um homem de valor no futuro. Acho que ele não sabia disso, mas era assim que ele agia. Tínhamos um exemplo a ser seguido que era ele mesmo. Ele era o nosso modelo e influenciava intensamente o nosso viver. Fomos conformados de acordo com a sua imagem e semelhança. Ele, em suas raras conversas com os filhos, sempre nos alertava dizendo que o mundo era muito colorido. Era preciso saber lidar com ele para não sermos encantados e atraídos por ele. Se algo já é bonito, o mundo enfeita ainda mais. Não entendíamos o que ele queria transmitir. Eu pensava que podia controlar o meu mundo, mas o que eu não percebia é que estava sendo controlado por ele, ou melhor, estava sendo escravizado. O mundo é como uma fôrma que vai nos formando de acordo com as circunstâncias, ele nos dizia. Hoje entendo sua preocupação. O mundo somos nós.
É como se fôssemos sendo moldados em uma fôrma e em seguida, ao sermos retirados dela, trazemos as suas características. Podemos exemplificar usando como ilustração as mulheres, mães e esposas, que ao fazerem um bolo, coloca-o em uma fôrma e ele, no final, apresenta o formato da fôrma. Se colocado em uma fôrma quadrada, o bolo sairá quadrado. Se o colocarmos em uma fôrma redonda, ele sairá redondo. Adquirimos o molde de onde somos forjados. Dessa mesma maneira o mundo age conosco. As palavras do meu pai, hoje reconheço como palavras de sabedoria, mas, naquele tempo, para nós, os seus filhos, eram ocas, vazias, levadas pelo vento e não surtiam o efeito para a qual foi propagada. Talvez ele quisesse nos dizer o quanto o mundo é pernicioso para com os jovens. Ele usa os jovens ao extremo e depois os descarta. É como chupar uma laranja e depois jogar o seu bagaço fora. No mundo não há misericórdia. Ele pode nos dar muitas coisas, mas nos exige tudo, a nossa vida. Dentre essas muitas coisas não se encontra a felicidade, a paz, o amor, a tolerância etc. Mas o fato é que jamais me esqueci de suas palavras.
A medida em que o tempo passou e eu me tornei um jovem e posteriormente adulto, percebi que o mundo não era tão colorido como meu pai falava, aliás, foi então que entendi o que ele queria transmitir. O mundo é sim muito colorido mas é uma cilada no caminho dos incautos. É muito fácil nos encantarmos com as coisas que há no mundo e com suas concupiscências, suas paixões, depois nos decepcionarmos com elas. Na verdade quando jovem não entendi suas palavras até que meus filhos nasceram. Então em minha experiência notava pelo meu cotidiano que o cinza das cidades era o que prevalecia no convívio com as pessoas. A frieza prevalecia e uma máscara negra envolvia os corações dos jovens e adultos de um modo geral. Não havia mundo colorido senão uma aparência. A dura realidade do mundo contrastava com a imagem que os meus olhos tinham dele. Como era bom me sentir livre para fazer o que queria! Depois percebi que eu fazia o que o mundo exigia. Não tinha forças suficiente para dizer-lhe não. Hoje repito as mesmas palavras que ouvia do meu pai aos meus filhos. O mundo nos usurpa com suas atrações coloridas e depois nos descarta. É preciso saber viver. A sua correnteza nos puxa para baixo e facilmente sucumbimos.
Hoje quando retornava para casa depois de um longo dia de trabalho, deparei-me com um grupo de adolescentes e jovens, todos usando roupas, cabelos e calçados coloridos. O pink and blue dos cabelos ganhavam diversas ramificações de cores. O black era misturado com o yellow e assim formavam uma miscigenação de cores que chamou minha atenção. Não quero aqui fazer nenhum julgamento, não me presto para isso, mas vi apenas uma aparência no viver daqueles jovens. Uma alegria exterior. Seguiam o curso do mundo sem saber onde chegar. Assim caminha a humanidade. Esse é o mundo colorido dos jovens na atualidade, mas por detrás daquelas cores pude perceber a frieza do cinza e a escuridão do preto. Os jovens estão sendo atraídos pelo colorido superficial e passageiro dessa era, desse mundo. Agora os emos estão dando lugar aos coloridos, que sejam coloridos internamente, de coração alegre, para formosear o rosto.
O mundo é colorido porque ele é tão complicado e isso é uma maneira de chamar a nossa atenção, mas, diante da loucura do mundo, precisamos ser sábios, diante de sua vã sutileza, devemos ser prudentes, diante de suas multicores, optamos pelo branco da paz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário