quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Guerra nas igrejas

Depois de ver e ouvir acusações, difamações, argumentos e justificativas sem fim e muito menos compreensíveis de líderes espirituais, resolvi, com muito temor e respeito, atirar a minha pedra, embora cheio de pecados, nesse vespeiro chamado religião, em particular, ao cristianismo. Assisti uma reportagem jornalística veiculada por um programa ligado a uma grande instituição religiosa, que acusava de enriquecimento ilícito o pastor presidente de um outro grande grupo religioso. Não sou nenhum perito, versado nas escrituras sagradas, mas aprecio a boa leitura e fico pasmado com o contraste entre o que leio e o que vejo na prática religiosa. Por essa razão, aproveitando a atmosfera religiosa e mística da semana santa e da páscoa, decidi expor, como disse, com muito temor e respeito as minhas inquietações.
Que me desculpem os teólogos, mas vejo um paralelo enorme entre alguns ensinamentos que se proclamam aos gritos emocionados de cima dos púlpitos e o que leio na palavra santa. Receio que assim como os próprios discípulos do Mestre dos mestres não entenderam suas palavras e missão, os lideres religiosos, da mesma forma caminham em paralelo ao Senhor dos senhores, ensinando doutrinas que dividem o povo cristão e o afasta do centro e propósito eterno mencionado na Bíblia. A letra preta no papel branco tem levado a discussões, desentendimentos, preferências e outras coisas que impedem o povo laico de se aproximar, compreender e praticar de forma sadia a palavra santa. A religião, algo estabelecido pelos homens com o intuito de se aproximarem de Deus e com isso, uns dos outros, tem sido a causa de discórdias, divisões, rancores e até morte.
Ao ver essas coisas fico pensando se o apóstolo Paulo estivesse entre nós, ele iria corar de vergonha ao ver suas palavras sendo distorcidas. Ele disse aos crentes em Éfeso que há um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo e um só Deus. Então eu pergunto: onde estão esses sete uns na atualidade? Aquilo que deveria ser um fator de unidade se transformou em uma confusão sem limites. A guerra nas igrejas foi deflagrada em detrimento dos incautos que assistem a tudo sem saber por onde caminhar e com isso, muitos se escondem. Como alguém no passado já disse, a religião é o ópio do povo. Aliás, em todo o novo testamento essa palavra só é encontrada duas vezes e mencionada exatamente por um homem religioso que era irmão do Senhor. Acho que está na hora da liderança cristã rever seus conceitos.
Nesse caso não é adaptar a palavra de Deus ao viver humano e sim o viver humano a palavra de Deus. Ela é prática e imutável. Deus é sábio e nunca erra. Os homens pregam sobre o reino de Deus, mas investem pesado no reino da terra. Transformam a verdade divina em mentira, professam a Deus com seus lábios e amaldiçoam os homens, criados à Sua imagem e semelhança. A corrida para ver qual grupo cristão é o maior tem sido acirrada. Os templos se transformaram em pequenos feudos, onde os senhores feudais andam cercados por seguranças particulares, moram em mansões e castelos, possuem fazendas, carros blindados, aviões, canais de televisão, rádio, tudo em nome do evangelho da prosperidade que parece que só alcança a própria família. Será que nunca leram que Jesus não tinha nem onde reclinar a cabeça? E que seria mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus?
Como disse anteriormente, sou leigo nesse assunto, mas essas palavras estão claras na Bíblia. Estão falando coisas que Deus não falou para usurpar a mente humana e assim controlar a vida do povo laico, suas ações, emoções, vontade e até mesmo o bolso. Homens eloquentes que usam desse subterfúgio, o conhecimento superficial e aparente das escrituras para dominar e manter-se no poder. São semelhantes a Apolo, que era eloquente nas palavras e poderoso nas escrituras, fervoroso de espírito, falava e ensinava com diligência, era muito instruído no caminho do Senhor, no entanto não conhecia o propósito do Senhor, foi preciso alguém lhe direcionar os passos (atos 18:24-26). Hoje há muita eloquência no falar, mas pouca vida divina. Muita ousadia humana, mas poucas verdades divinas. Colocaram o carro na frente dos bois. Por que coisas tão explícitas e evidentes na Bíblia são negligenciadas de cima do púlpito? Será que são cegos ou não querem ver?
O véu da ignorância religiosa está ocultando o verdadeiro sentido da vida, Deus. Hoje se vende a salvação, a entrada no reino eterno em crediário. As “igrejas” se proliferaram em pontos comerciais visando única e exclusivamente o dízimo dos fiéis. Já li e reli como essa prática foi instituída, mas a ênfase de hoje é contrária aos ensinamentos bíblicos. A promessa do quem doa mais recebe mais não existe. Seria importante que os fiéis saíssem fora dos templos para poderem contemplar a totalidade do universo da palavra santa e não permitir serem guiados por cegos, pois ambos poderão cair na cova. É preciso perceber que a fonte da vida é somente uma. A Bíblia é uma, Deus é único, há um só Cristo, um só Espírito Santo. Então, qual a razão de tantos ensinamentos diferentes? Resposta, são os mais variados conceitos humanos, as preferências, a falta de entendimento e de revelação daquilo que leem. O orgulho e a soberba da sabedoria humana que tenta sobrepujar a simplicidade divina tem fornecido argumentos para essa guerra sem fim.
O egoísmo, as velhas tradições, a mesmice arcaica, a herança religiosa secular que dita o que é certo ou errado, fazendo com que o homem ocupe o lugar de Deus também tem sua parte nessa guerra religiosa. Essas coisas que estão acontecendo no cristianismo, esses escândalos são frutos da corrupção e da fragilidade humana e não de falhas na palavra viva de Deus. Exemplo disso é que jamais li no novo testamento que houvesse mais de uma igreja em cada cidade, mas não é o que vemos hoje. Sem medo de errar, acredito que o número delas já ultrapassou os 10.000 somente na cidade de são Paulo. São mega templos que ostentam uma suntuosidade impressionante, a mesma que os inocentes discípulos quiseram mostrar a beleza para o Mestre, ao que ele respondeu que não ficaria ali pedra sobre pedra que não fosse derrubada. As perguntas sem respostas prosseguem, para onde ir? Qual delas é melhor? Quem está certo? Onde encontrar as respostas? Na Bíblia. De acordo com os ensinamentos bíblicos, não há mais de uma igreja em cada cidade e nem pode haver.
Talvez essa afirmação seja um mistério para os teólogos, pastores, evangelistas e mestres porque a visão deles não é ampla e celestial e sim terrena e de curto alcance das coisas espirituais. A igreja é o resultado do penoso trabalho do Cristo de Deus na cruz, portanto, ela deve ser única e prática em cada cidade, e os cristãos que moram naquela cidade devem se reunir na única igreja do lugar, na única base da verdadeira unidade, a cidade, conforme Deus, que é sábio, estabeleceu. Com isso, acredito, acabaria os desentendimentos, as divisões, as acusações, as intrigas, os falatórios vãos e inúteis que mais afastam os incrédulos do que os fazem se aproximarem de Deus. Talvez você questione, mas isso não é possível, eu respondo, para o homem é impossível, mas para Deus, não há impossível. Desse modo a Bíblia deixaria de ser o livro mais lido no mundo e o menos entendido. Se essas coisas totalmente claras na Bíblia já são uma incógnita para muitos palradores cristãos, o que se dirá das profundezas de Deus! É crer para ver. Cristo é o mistério de Deus (Col 2:2), a igreja o mistério de Cristo (Mt 16:18), e Cristo e a igreja são o grande mistério do cristianismo (Ef 5:32).
O termo igreja está totalmente deturpado e moldado às necessidades contemporâneas, mas ela não foi gerada de mãos humanas e sim do sangue precioso de Cristo ali no Calvário. As mãos sujas dos homens só podem produzir o que assistimos hoje e lamentar. Como já mencionei, peço desculpa aos doutores da teologia moderna, mas não existe igreja A, B ou C nas escrituras. Todas as pessoas que professam o nome de Cristo e creem em seu sacrifício em favor da humanidade e que pela fé receberam a vida divina para o seu interior, são a igreja. O que vemos na realidade são organizações religiosas frias, sem vida, cheias de ensinamentos, doutrinas do faça isso e não faça aquilo, do é dando que se recebe (dinheiro é claro) e não um organismo vivo abundante de vida divina. Há muito fermento sendo colocado na palavra de Deus para torná-la mais fácil de ingerir. Não se pode negar, o cristianismo virou uma babel onde ninguém se entende, onde a vida divina escapa diariamente através das palavras direcionadas dos púlpitos, das rádios, das televisões, matando espiritualmente os fiéis que tem sede e fome da pura e verdadeira palavra de Deus. Aliás, foi exatamente para isso que Cristo veio ao mundo, para dar vida e vida com abundância. Essa é a nossa necessidade, a vida que vence, transcendente, que une ricos e pobres, brancos e negros, judeus e árabes, doutos e indoutos. Uma vida que é a expressão do amor, da paz, da tolerância, da verdade. A Bíblia afirma que a vida estava nele e que a vida era a luz dos homens. Portanto meus caros irmãos, que essa luz divina brilhe intensamente em cada coração e que essa palavra seja realmente lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos e tudo isso está em uma única pessoa, Jesus Cristo. Ele é o Senhor. Boa páscoa a todos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário