sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sorrisos

É o “fvoo”...dizia alegremente enquanto vinha correndo com seus braços abertos para os meus com aquela alegria pura e inocente. Isso é a razão suficiente para todo o meu cansaço e estresse de mais um dia árduo de trabalho, ser substituído e contagiado por aquele olhar iluminado e sorriso sinceros de uma criança feliz. Abraçado em minhas pernas começávamos um diálogo cheio de amor e de alegria e espontaneidade. O meu dia virava um passado e aquele momento era eterno.
O cansaço dava lugar imediatamente a alegria, e a sua alegria invadia o meu ser, me transformando em uma criança grande. Não sei quem ficava mais alegre, se ele ou eu, mas ambos desfrutávamos a mesma alegria que nos contagiava. Como ainda ficar preocupado com as minhas coisas, tendo em meus braços o resultado da alegria, que nele, não encontrava obstáculos e simplesmente fluía um belo sorriso? Para mim, o mais bonito e mais importante do mundo. O sorriso de criança. Como ficar indiferente a tal sorriso? Como ficar indiferente, adultos que somos, com todos os nossos problemas cotidianos, diante de tal sorriso? De alguns meses para cá, tem sido mais motivante ainda o meu retorno para casa. Tenho muito mais alegria ao retornar.
Não apenas o sorriso da esposa me espera, mas dos filhos e dos netos também. Eu preciso me deixar ser cativado por esses sorrisos e também sorrir. Como seria bom que o sorriso fizesse parte intrínseca do nosso ser. Como seria bom se nada roubasse nosso sorriso. Um sorriso afasta a ira, anima a alma, transforma os pensamentos. Um coração alegre formoseia o rosto. Um ser humano alegre contagia o mundo. O sorriso expressa a vida divina. Que essa vida divina me ajude a sorrir independente dos meus problemas.
Sorrir vale a pena, é a melhor terapia. Hoje percebemos o quanto deixamos passar desapercebido, ou que não demos a atenção devida ao sorriso dos nossos filhos. Crianças não têm dificuldades em sorrir. É algo espontâneo. Elas simplesmente sorriem. Poder curtir esses momentos, não tem preço. A cena parece repetida. Mas agora percebo o quanto não desfrutamos do sorriso das nossas crianças. Somos envolvidos com nossas coisas, que deixamos escapar os momentos mais marcantes da nossa vida, poder acompanhar o crescimento dos filhos. Onde há uma criança, ali há felicidade.
Mas através deles, meus netos, novamente o Criador me dá outra oportunidade de poder sorrir o mesmo sorriso das crianças, brincar, correr, deles me esconder, também procurar e achar o sorriso estampado no rosto das crianças. Nesses momentos dentro de mim desperta uma criança incontida, que sempre quis sorrir o mais belo sorriso, mas que sempre encontra obstáculos que abafam o meu riso. Quantas vezes pensei não ter motivos para sorrir. Mas descobri, sorrindo com as crianças, que tudo pode ser motivos para sorrir. Preciso aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Ainda que a situação exterior não nos favoreça a sorrir, precisamos soltar o sorriso contido pela situação e sorrir. Talvez a situação difícil continue mas valeu a pena o sorriso dado.
sso é uma lição para aprendermos cada dia que nos permite o Criador. Quero através dessas crianças viver a beleza de cada momento e poder sorrir o mesmo sorriso que eles, sem mágoas, sem fingimento, sem hipocrisia, sem nenhum ressentimento e descobrir, mesmo depois de tanto tempo, que a vida é vivida quando sorrimos que não vale a pena chorar, lamentar, reclamar...que as crianças possam nos inspirar a viver e acima de tudo, a sorrir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário