sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ser ou ser...eis a questão

Ser ou não ser é a frase mais conhecida e mundialmente famosa. Ser ou não ser? Eis a questão. O que é ser? O que é um ser? Realmente essa é a grande questão. E o que é não ser um ser ou o que não é ser? Não sei se sou capaz de responder. Não sei o que o autor dessa frase queria dizer. Eu só sei que nada sei, dizia o filósofo. Eu nem sei quem sou e não sei se sou o que sei. O ser é humano e muitas vezes insano pois não sei como faz tantos atos profanos mil vezes piores do que os gladiadores romanos. Que ser é esse que não sabe quem é, que maltrata criança, que estupra mulher, que arrasta com o carro outro ser que nem sabe quem é?
Que ser é esse que respira sangue se sozinho ou em gangue, ser desalmado, ser chamado de coitado, ser que abate outro ser feito gado, ser indomável. Ser que se acha ser forte, ser que mata, que rouba o sonho de quem quer ser. Ser irracional que pensa ser o que não é, ser que maltrata, ser que não sabe ser um ser, serpente, traiçoeiro, ser violento, ser sanguinário. Ser, seja você mesmo. Ser revoltado que não sabe com o que. Ser insaciável mas não sabe de que. Ser faminto mas não só de pão. Ser família, ser que mata a família, ser que forma quadrilha, ser solitário, solidão, ser que abusa da filha, ser ladrão, ser que nem sabe o que ser, ser que nem sei o que é.
Ser criança, ser inocente, ser gente, ser esperança, ser sorridente, ser descontente. O ser chamado de humano é a questão. É humano mas não é um ser. Se fosse, não seria capaz de ser o que é. Ser capaz de agredir um outro ser incapaz, é capaz de agredir o seu próprio ser. Ser animal, ser imoral, ser rebelde, arrogante, indelével, maldoso, é esse o ser imagem e semelhança de Deus? Eis também uma outra questão. Ser cruel, ser inútil, ser humilde, ser infiel, ser hipócrita, ser normal. Eu sei que esse ser sou eu, mesmo assim não sei quem sou. Somos todos seres da mesma espécie.
O que é ser normal, ser igual, ser da paz, ser sincero, ser humano, ser de Deus? Há ser querendo ser Deus e esquece que é gente, outros brincando de ser Deus, mas com gente. Há ser que parece ser Deus pois é tão benevolente, paciente, nunca mente, é sorridente, atraente. Há ser que nem sabe o que é, e é, mesmo sem saber que é. Ser do bem, ser de alguém, que só diz o que convém, ser que não maltrata ninguém, ser que perdoa, ser que só quer o bem. Eu queria ser o que não sou. Queria ser mais gentil, ser mais coerente, menos contundente, menos infantil, ser mais gente, ser mais tolerante, menos ardil, ser mais amigo, mais amante. Ser humano, que ser fascinante!
Será que um dia seremos seres a Deus expressar? Será que não veremos mais tais cenas dantescas? Será que a bestialidade terá um fim? Será que um dia não teremos mais o ódio, a violência, a guerra, a fome, a morte, a angústia, o desespero, o medo, a dor, iras e tantos males que hoje explodem dos corações dos seres humanos? Eis a questão a se refletir. Pois hoje o ser humano parece animal, que me perdoe os animais. Mas alguém já disse certa vez que quanto mais conhece o ser humano, mas admira os animais. Quem é mais animal?
Mas foi esse ser que o Ser Supremo escolheu para ser sua perfeita expressão e ser o que ele (ser humano) sempre sonhou ser e nunca foi, mas agora pode ser. Ser como és, oh! Criador, ser tão bendito ser compassivo, terno, amoroso, perdoador. Muda meu ser e o meu querer, hoje apenas Te contemplo, tua glória eu vejo, mas vou refleti-la. Que brilhe teu imenso amor em todo o meu ser. Meu ego vil faz decrescer. Com a Tua humanidade me saturas oh! Senhor. Se Ele me governar como Ele vou ser. Todos podem ser...


Nenhum comentário:

Postar um comentário