segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A mentira tem pernas longas

Começou a corrida, é isso mesmo, foi dada a largada oficialmente para a corrida presidencial, até o palácio do planalto. Nove corredores se posicionaram ante a linha de partida e iniciaram suas estratégias de corrida que durará até o dia três de outubro de 2010 e os dois melhores corredores ainda se enfrentarão para um sprint final no dia 31 desse mesmo mês. Será um longo percurso que deverá ser acompanhado de muita falsidade e mentira, e ela, a mentira, terá de ter uma perna longa para sobreviver e chegar até a linha final com muito fôlego se quiser governar esse país de verdade. Governadores, deputados e senadores também farão suas corridas seguindo a mesma trilha, a mentira. Os dois que largaram na primeira fila, cada um promete fazer mais do que o outro. Um alega que pode fazer mais, o outro alega que já fez muito mais e continuará fazendo. 
A minha preocupação é que nenhum deles não se preocupam em ser, mas, em fazer. Seria bom se fossem sinceros, preocupados de verdade com o povo, fossem honestos, trabalhadores e que fossem dignos de ocuparem os cargos que ocupam. Durante essa corrida veremos quem mente mais, se o homem ou a mulher. Mas, o mais inacreditável é que a mentira já largou na frente. Ainda na fase de aquecimento dos motores, ou melhor, da campanha, a mentira já estava causando impacto na torcida. As equipes dos corredores e até mesmo os próprios tentavam desmerecer os feitos dos concorrentes com mentiras, para atrair a torcida, ou seja, os eleitores para o seu lado. O candidato que conseguir mentir melhor, será o agraciado com a faixa presidencial. Ao som do tiro da largada já ouvi algumas mentiras de cair o queixo. Se não fosse falada por candidatos a cargos públicos, dava até para acreditar nas mentiras que disseram. Dizem que a mentira tem pernas curtas, mas, aqui no nosso país, ela tem pernas longas, pois nunca deixam de mentir, não se cansam de mentir, não dão aquele tempinho para a mentira e mentem das maneiras mais escandalosas que acho que eles mesmos acreditam nas mentiram que dizem.
O país da mentira sobrevive de mentira em mentira onde uma mantem a outra. Mentir nunca é uma atitude inteligente, mas, dizer a verdade sim, pois, elas, as mentiras, cobram um preço muito alto do mentiroso e mesmo as pequenas mentiras podem ter grandes consequências futuras. 
Nesse período se resolve todos os problemas enfrentados pelo povo como um passe de mágica, ou melhor, com uma mentira. Tudo pelo poder da mentira. A saúde pública não está um caos, isso é uma mentira. Nossos ilustres candidatos resolverão tudo assim que assumirem. Os outros que vieram antes deles, mentiram para para nós, mas, esses não estão mentindo. Acredite se quiser. O transporte público, a casa própria, a educação, o emprego tudo será resolvido nessa gestão se um deles for eleito, acredite. Haverá emprego, a casa própria deixará de ser um sonho para se tornar realidade para todos. Haverá emprego para escolher, escola para os filhos é só acreditar no que eles dizem e repetem a décadas. Ouvi um candidato mencionar que haverá um médico acompanhando cada gestante em seu pré-natal, seis ao todo durante a gestação, e encaminhará a parturiente no final desse período para uma maternidade adequada. Que mentira escabrosa! A saúde em seu governo terá prioridade jamais vista em governos passados porque ele sabe e pode fazer mais, mas, ele acabou de deixar o governo!
Enaltece seus feitos passados com mentiras grotescas. Não sei se há exceção. Pode até haver, mas, não acredito mais em palavras políticas, prefiro que seus feitos, sem mentiras, falem por eles. Aliás, quando eles proferem mentiras falam do que lhes é próprio. Mentir faz parte e o povo gosta de ouvir mentiras, disse-me certa vez um político. Eu acreditei nele pela primeira vez. Como já disse certa vez, a mentira é a arma dos políticos. Em cada eleição vemos o nível da mentira evoluindo, não é mais qualquer mentirinha que vai seduzir o povo a votar nesse ou naquele candidato. E preciso saber mentir. Uma boa mentira vale muitos votos e é melhor do que uma boa verdade sem nenhum voto. Agora eles não se preocupam apenas com os seus nomes, já estão colocando o nome de Deus, ainda que timidamente, em suas campanhas mentirosas. Mal sabem eles que Deus é a verdade. Mentir não nos fornece base sólida para caminhar e nem nos possibilita receber confiança.
Por essa razão, caros eleitores e amigos, se preparem para ouvir todos os tipos de mentiras, mas votem conscientes na verdade proferida por suas próprias consciências, pois, ainda que a mentira tenha pernas curtas, os políticos tem vida longa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário