quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Caos

Nunca essa palavra esteve tão em evidência no cotidiano de milhões de cidadãos e influenciando como nunca, de maneira cabal a nossa vida. Uma pequena palavra, mas de uma profundidade sem fim. Caos, grande confusão ou desordem, segundo nosso dicionário. Na última década o caos tomou conta da vida do ser humano. Não há quem esteja isento dos seus efeitos. Em todo planeta, o caos está presente. Diariamente acordamos tendo de enfrentar o caos. Não importa a camada da sociedade em que vivemos ele está presente. O caos tem invadido os lares, penetrado no coração e usurpado a mente das pessoas tornando-as um caos. Qualquer distúrbio pode ser transformado em um grande caos. Estamos psicoadapitando-nos ao caos. Passamos várias horas do nosso dia enfrentando o caos do trânsito. Alguns se aproveitam do caos para tirar vantagem com ele, ou seja, vendedores ambulantes, que desafiam a própria morte, enfrentando o caos no trânsito para aliviar, com alguns trocados que recebem, o caos de suas vidas.
Muitos já não aguentam mais o caos em que vivem e sucumbem explodindo seus corações com enfartes fulminantes. A saúde está um verdadeiro caos. Aquilo que ainda não se tornou um caos, caminha nessa direção. Hospitais estão sucateados em decorrência de um sistema caótico que se tornou a saúde no País. O que nunca foi bom, agora se tornou um caos. Nesse último ano o que mais nos chamou a atenção foi o caos na aviação. Aviões caindo, aeroportos sendo fechados, greves sem sentido aparente, filas intermináveis, falta de informação, extravio de bagagens, etc...etc...é um caos total. Autoridades tentam explicar o inexplicável. Em qualquer direção que olharmos só vemos caos. E o que falar do caos na educação? O sistema “educaoscional”, que alguns elogiam tanto, é um caos, das creches às universidades. Crianças são aprovadas e matriculadas em faculdade, acredito eu, aparentemente e simplesmente por razões monetárias. Jovens médicos, recém-formados, são aprovados, bacharelados, fazem doutorado e tantas outras coisas e quando exercem suas profissões, não possuem o mínimo de conhecimento prático necessário, colocando em risco a vida de seus semelhantes.
Somos apenas um número nesse sistema caótico. E o que falar do transporte coletivo que já virou sinônimo de caos. Está ficando cada dia mais difícil usar tal transporte. Trem, ônibus, metrô, não importa qual seja a área, tudo é um caos. Há o caos no campo, onde grupos organizados invadem fazendas alheias levando o caos aos seus proprietários. Não é preciso nem falar do caos no sistema habitacional. Há o caos nas cidades. Gente apressada, correndo para todos os lados, onde qualquer esbarrão, corre-se o risco de morte. O sistema prisional é um caos. Bandidos estão virando mocinhos e policiais virando bandidos, é um caos. Presos tendo mais autoridade do que os próprios delegados. Esses por sua vez estão enfrentando o caos com armas obsoletas, com viaturas sem combustível, e tendo que explicar quando dão um tiro. É greve da polícia deixando cidadãos a mercê dos caos. Isso sem falarmos do sistema financeiro, a fonte de todo caos, que tem levado países ao caos. Uma notícia negativa oriunda da Eritréia, afeta o mundo inteiro, muito mais quando se origina dos Estados Unidos, o caos é ainda maior. E o sistema político então? O que falar da babel que se tornou a política nacional?
Um verdadeiro caos. Corrupção desenfreada, conchavos interesseiros onde administra-se apenas o caos e nada mais. Em todos os sentidos o caos tem, sorrateiramente, desafiado o nosso viver, nos levando a cooperar com ele. É verdade, somos seus parceiros inseparáveis. Se não houvesse ser humano, não haveria o caos. O ser humano está um caos. Não temos mais paciência, perdemos o equilíbrio com muita facilidade, o caos suscita uma voracidade felina nos seres humanos. Estamos explodindo nossos sentimentos muitas vezes até sem razão. Há o caos interno governando as pessoas. Por qualquer centavo disputa-se uma vida. Aliás, a vida tornou-se um caos. O caos está nas esquinas nos espreitando para a qualquer momento nos atacar e roubar o nosso sonho, nossa paz, nosso viver. Em todos os lugares há o caos. Se existe algo ubíquo nesse mundo, podemos chamar de caos. Somente estaremos livres dele quando estivermos vivendo literalmente no mundo da Lua...mas o homem já chegou lá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário